top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2025

NAPA.jpg

O Festival RTP da Canção 2025 continuou nos mesmos moldes dos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Foram convidados 14 autores e 6 apurados pela Livre Submissão de Canções.
Os autores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:

A Cantadeira, Beato (Du Nothin), Bluay, Bombazine, Emmy Curl, EU.CLIDES (TOTA), Fernando Daniel, Jéssica Pina, Luca Argel (Luca Argel e Pri Azevedo), Marco Rodrigues, Margarida Campelo, Os Napa, Peculiar e Tiago Sampaio (Rita Sampaio).
Pela Livre Submissão de Canções foram apurados os temas da autoria de Capital da Bulgária, Diana Vilarinho, HENKA, Inês Marques Lucas, JOSH e Xico Gaiato.

Os 14 autores escolheram os seus parceiros de autoria e quase todos foram os intérpretes das suas canções, com exceção dos do Beato que convidou Du Nothin, EU.CLIDES que convidou TOTA, Tiago Sampaio entregou o seu tema a Rita Sampaio e Luca Argel pediu a Pri Azevedo para se juntar a ele no palco.  As 20 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 22 fevereiro e 1 de março. Em cada semifinal foram apurados 6 temas para a grande final que teve lugar a 8 de março também no Estúdio 1 da RTP. 

Os primeiros 5 temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). A sexta canção foi eleita apenas pelo televoto, entre as restantes que permaneceram por apurar após a seleção dos primeiros cinco temas.
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de aconteceu, a decisão dos telespetadores prevaleceu.
No primeiro lugar com 17 pontos classificou-se a canção Deslocado pelos NAPA (7 pontos do júri e 10 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes, seguindo a ordem do desfile
Apago Tudo (Bombazine), Eu Sei Que o Amor (Margarida Campelo), I Wanna Destroy U (HENKA), Ninguém (Bluay), Calafrio (Jéssica Pina), A Minha Casa (Marco Rodrigues), Deslocado (NAPA), Adamastor (Peculiar), Medo (Fernando Daniel), Rapsódia da Paz (Emmy Curl), Tristeza (JOSH) e Cotovia (Diana Vilarinho).

Deslocado foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em Basileia, na Suíça. com letra de João Guilherme Gomes, música de João Guilherme Gomes, João Lourenço Gomes, João Rodrigues, Diogo Góis, Francisco Sousa e de André Santos, a interpretação pertenceu aos NAPA.

Foto © Festivais da Canção

© 2025 Site Festivais da Canção criado com Wix.com

bottom of page