top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2023

Mimicat_.jpg

O Festival RTP da Canção 2023 continuou nos mesmo moldes dos 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Foram convidados 16 autores, tendo um deles desistido da sua participação, resultou num total de 15 canções por autores convidados e 5 pela Livre Submissão de Canções.
Os autores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:

André Henriques (Lara Li), April Ivy (April Ivy), Bandua (Bandua), Churky (Churky), Cláudia Pascoal (Cláudia Pascoal), Dapunksportif (Dapunksportif), Ivandro (Ivandro), Jacinta (Bolha), Neon Soho (Neon Soho), Quim Albergaria (Esse Povo), SAL (SAL), Teresinha Landeiro (Teresinha Landeiro), The Happy Mess (The Happy Mess) e You Can’t Win, Charlie Brown (You Can’t Win, Charlie Brown).
Pela Livre Submissão de Canções foram apurados os temas da autoria de Edmundo Inácio (Edmundo Inácio), INÊS APENAS (INÊS APENAS), Mimicat (Mimicat), MoYah (MoYah), Voodoo Marmalade (Voodoo Marmalade). 

Os 15 compositores escolheram os seus parceiros de autoria, assim como os intérpretes das suas canções. As 20 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 25 fevereiro e 4 de março. Em cada semifinal foram apurados 6 temas para a grande final que teve lugar a 11 de março também no Estúdio 1 da RTP. 

Os primeiros 5 temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). A sexta canção foi eleita apenas pelo televoto, entre as restantes que permaneceram por apurar após a seleção dos primeiros cinco temas.
Na primeira semifinal devido a um erro técnico no televoto foram apuradas 6 canções, em vez das 5 previstas. A canção cujo número de telefone não funcionou em pleno foi o tema de Quim Albergaria, Sapatos de Cimento.
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto não aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceria.
No primeiro lugar com 24 pontos classificou-se a canção Ai Coração por Mimicat (12 pontos do júri e 12 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes, seguindo a ordem do desfile
Nasci Maria (Cláudia Pascoal), Encruzilhada (Churky), Sapatos de Cimento (Esse Povo), Goodnight (Bárbara Tinoco), Contraste Mudo (You Can't Win, Charlie Brown), Tormento (Voodoo Marmalade), Fim do Mundo (INÊS APENAS), Ai Coração (Mimicat), World Needs Therapy (Dapunksportif), Endless World (Neon Soho), Povo (Ivandro), A Festa (Edmundo Inácio) e Viver (SAL).

​

Ai Coração com letra de Mimicat, música de Mimicat e de Luís Pereira,  e interpretação Mimicat foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em Liverpool, no Reino Unido. 

Foto © Festivais da Canção

bottom of page