top of page

NA EUROVISÃO

 

A Semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2006, onde Portugal tentou chegar à final, decorreu a 18 de maio no Olympic Stadium's Indoor Arena, em Atenas, na Grécia.

Um total de 23 canções tentava alcançar um dos 10 lugares de acesso à grande final. O desfile foi aberto pela canção da Arménia e encerrado pelo tema da Islândia. Portugal fez-se representar pelas Nonstop que interpretaram a canção de José Manuel Afonso e de Elvis Veiguinha, Coisas de Nada, a 19ª canção a subir ao palco da Semifinal do Festival da Eurovisão 2006 (vídeo aqui).  As Nonstop ficaram longe de alcançar a final, na medida em que se classificaram em 19º lugar, com apenas 26 pontos provenientes dos seguintes júris:  Andorra 12 pontos, Suíça 7 e França 7.
Dino Alves vestiu as Nonstop e os restantes elementos de palco.

 

A grande final ocorreu a 20 de maio e contou com a presença de 24 canções, tendo o desfile sido aberto pelo tema da Suíça e encerrado pela canção da Arménia.
A canção vencedora foi a representante da Finlândia, Hard Rock Hallelujah, interpretada pelos Lordi, com 292 pontos (vídeo aqui), na 2ª posição ficou a canção da Rússia, Never Let You Go por Dima Bilan (vídeo aqui), com 248 pontos e no 3º lugar posicionou-se a canção da Bósnia & Herzegovina, Lejla por Hara Mata Hari, com 229 pontos (vídeo aqui).

 

Na final o júri português distribuiu os seus votos do seguinte modo:
Ucrânia 12 pontos, Roménia 10, Suécia 8, Rússia 7, Finlândia 6, Irlanda 5, Letónia 4, Moldávia 3, Bósnia & Herzegovina 2 e Suíça 1.

bottom of page