
INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2006

Após quatro anos ausente o Festival RTP da Canção regressa em 2006, em moldes mais contemporâneos, no que diz respeito ao uso de Leds e outras tecnologias que dera ao palco um visual mais moderno.
Um Festival da Canção com uma imagem moderna e diferente, não só no seu visual, como também no formato.
Esta final portuguesa para a Eurovisão teve lugar no dia 10 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, em Lisboa.
A apresentação esteve a cargo de 3 duplas de apresentadores:
Helena Coelho & Daniel Oliveira, Isabel Angelino & Jorge Gabriel e Helena Ramos & Eládio Clímaco.
A RTP convidou os seguintes cinco produtores a apresentarem duas canções cada:
Renato Júnior, Luís Oliveira, Elvis Veiguinha, José Marinho e Ramón Galarza.
Os intérpretes que deram voz aos 10 temas foram, por ordem de desfile:
Bruno Nicolau, Lara Afonso, Madison Lucia, Mariafolia, Ricardo Moraes, Vânia Oliveira, Natalie Insoandé, Nonstop, Beto e Cuca Roseta.
A escolha da canção vencedora foi da responsabilidade do júri de sala e do televoto na proporção de 50/50. O júri de sala foi composto por Fátima Lopes (estilista), Simone de Oliveira (cantora), Filipe La Féria (encenador), Tozé Brito (autor e compositor) e João Gobern (critico).
Em caso de empate a decisão que prevaleceria seria a do júri de sala, como de facto veio a acontecer.
O júri de sala atribuiu a vitória ao tema interpretado pel0sa Nonstop e o segundo lugar à canção defendida por Vânia Oliveira, enquanto o telespetador, em suas casas, fez a escolha inversa, originando um empate.
A canção Coisas de nada da autoria de José Manuel Afonso e Elvis Veiguinha, com produção deste último e interpretação das Nonstop foi consagrada vencedora, apesar da enorme contestação que se fazia sentir na sala.
As Nonstop foram as representantes de Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2006.