top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2006

Após quatro anos ausente o Festival RTP da Canção regressa em 2006, em moldes mais contemporâneos, no que diz respeito ao uso de Leds e outras tecnologias que dera ao palco um visual mais moderno.
Um Festival da Canção com uma imagem moderna e diferente, não só no seu visual, como também no formato.

Esta final portuguesa para a Eurovisão teve lugar no dia 10 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, em Lisboa.
A apresentação esteve a cargo de 3 duplas de apresentadores:
Helena Coelho & Daniel Oliveira, Isabel Angelino & Jorge Gabriel e Helena Ramos & Eládio Clímaco.

A RTP convidou os seguintes cinco produtores a apresentarem duas canções cada:
Renato Júnior, Luís Oliveira, Elvis Veiguinha, José Marinho e Ramón Galarza.
Os intérpretes que deram voz aos 10 temas foram, por ordem de desfile:
Bruno Nicolau, Lara Afonso, Madison Lucia, Mariafolia, Ricardo Moraes, Vânia Oliveira, Natalie Insoandé, Nonstop, Beto e Cuca Roseta.

 

A escolha da canção vencedora foi da responsabilidade do júri de sala e do televoto na proporção de 50/50. O júri de sala foi composto por Fátima Lopes (estilista), Simone de Oliveira (cantora), Filipe La Féria (encenador), Tozé Brito (autor e compositor) e João Gobern (critico).
Em caso de empate a decisão que prevaleceria seria a do júri de sala, como de facto veio a acontecer.

O júri de sala atribuiu a vitória ao tema interpretado pel0sa Nonstop e o segundo lugar à canção defendida por Vânia Oliveira, enquanto o telespetador, em suas casas, fez a escolha inversa, originando um empate.

A canção Coisas de nada da autoria de José Manuel Afonso e Elvis Veiguinha, com produção deste último e interpretação das Nonstop foi consagrada vencedora, apesar da enorme contestação que se fazia sentir na sala. 
As Nonstop foram as representantes de Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2006.

bottom of page