top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2019

Joao_Reis_Moreira_Conan_Osírus.jpg

O Festival RTP da Canção 2019 continuou nos mesmo moldes do de 2018. Os consultores Nuno Galopim e Henrique Amaro convidaram 14 compositores a apresentarem um original para o Festival RTP da Canção.
Os compositores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:
André Tentúgal (Lara Laquiz), Calema (Calema), Conan Osíris (Conan Osíris), D.A.M.A. (João Campos), D'Alva (Ana Cláudia), Flak (Ela Limão), Frankie Chavez (Madrepaz), Lura (Soraia Tavares), Miguel Guedes (Dan Riverman), NBC (NBC), Rui Maia (Mila Dores), São Pedro (João Couto), Surma (Surma) e Tiago Machado (Matay).


A Antena 1 levou a cabo dois concursos, um para compositores sem quaisquer trabalhos editados e outro para todos os compositores que quisessem concorrer mesmo vivendo fora de Portugal: 

 - Assim, o programa Master Class da Antena 1 promoveu um concurso para compositores sem trabalhos gravados, tendo tido apenas uma vaga para preencher.  De todas as propostas recebidas a escolha recaiu em Mariana Bragada que também foi intérprete. O júri deste concurso integrou os seguintes elementos: 
António Manuel Ribeiro (cantor residente do programa), pela apresentadora, Noémia Gonçalves e pelo Diretor da Antena 1, Rui Pêgo:

- O outro concurso esteve aberto a todos os compositores portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal e desse concurso foi apurado o tema de Filipe Keil que foi também intérprete. 

Os 16 compositores escolheram os autores das respetivas letras, assim como os intérpretes. As 16 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 16 e 23 fevereiro. De cada semifinal foram apurados 4 temas para a grande final que teve lugar a 2 de março no Portimão Arena. 

Os temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). 
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto não aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceria.
No primeiro lugar com 24 pontos classificou-se a canção Telemóveis por Conan Osíris (12 pontos do júri e 12 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes:
A Dois  (Calema e Nelson Heleno) pelos Calema, Mar Doce  (Mariana Bragada) por Mariana Bragada, Perfeito (Tiago Machado e AC Firmino) por Matay, Pugna (Surma e Tiago Félix) por Surma, Igual a Ti (NBC) por NBC, Mundo a Mudar (Frankie Chavez e Pedro Puppe ) por Madrepaz, Telemóveis (Conan Osíris) por Conan Osíris e Inércia (Alex D'Alva e Ben  Monteiro) por Ana Cláudia.

Telemóveis de e por Conan Osíris foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em Telavive, Israel.

bottom of page