

NA EUROVISÃO
O Festival Eurovisão da Canção 2018 realizou-se, pela primeira vez em Portugal, no Altice Arena, em Lisboa a 8, 10 e 12 de maio.
Foram 26 os países finalistas, o desfile abriu com a canção da Ucrânia e encerrou com o tema de Itália. A canção portuguesa, O Jardim, atou em 8º lugar.
O espetáculo abriu com as atuações de Ana Moura que interpretou o fado Loucura (Sou do Fado) e Mariza com Barco Negro, numa edição considerada pela EBU como a melhor de sempre.
A edição de 2018 foi ganha pela canção Toy, por Netta, em representação de Israel, com 529 votos (vídeo aqui), seguido do tema de Chipre, Fuego, por Eleni Foureira, com 346 pontos (vídeo aqui).
Na terceira posição ficou o tema Nobody But You por Cesár Sampson pela Áustria (vídeo aqui).
A canção portuguesa O jardim interpretada por Cláudia Pascoal posicionou-se em 26º e último lugar com 39 pontos (vídeo aqui).
Os 39 pontos que Portugal obteve vieram dos seguintes júris:
- Televoto: a Suíça atribui-nos 10 pontos e a França 8
- Júri: Lituânia 7 pontos, Irlanda 6 pontos, Estónia 3 pontos, Suíça 3 pontos e Países Baixos 2 pontos.
A votação do júri português contemplou as seguintes canções:
- Televoto: Espanha 12 pontos, Itália 10 pontos, Alemanha 8 pontos, Estónia 7, Moldávia 6, Chipre 5, Ucrânia 4, Irlanda 3, Dinamarca 2 e Israel 1.
- Júri: Estónia 12 pontos, Albânia 10, Áustria 8, Bulgária 7, Lituânia 6, França 5, Itália 4, Eslovénia 3, Espanha 2 e Israel 1.
Pode aceder a toda a votação aqui.
Foram três grandiosos espetáculos e uma produção ímpar. A RTP em particular e os portugueses em geral estão de parabéns.
Foto: © RTP Redimensionada por Festivais da Canção