NA EUROVISÃO
Leonor Andrade participou na Segunda Semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2015, a 21 de maio, em Viena de Áustria, com o tema Há Um Mar Que Nos Separa, com letra e música de Miguel Gameiro e produção de Fernando Martins (vídeo aqui).
O desfile da Segunda Semifinal abriu com a canção da Lituânia e encerrado pela representação da Polónia, a canção portuguesa subiu ao palco em 7º lugar.
Portugal não conseguiu atingir a grande final, tendo-se posicionado em 14º lugar, com 19 pontos oriundos dos seguintes júris:
Azerbaijão (3 pontos), Alemanha (1), Montenegro (4), Eslovénia (4), Suíça (6) e Reino Unido (1).
Na Segunda Semifinal o júri português votou do seguinte modo:
Suécia (12 pontos), Israel (10), Noruega (8), Letónia (7), Chipre (6), Montenegro (5), Eslovénia (4), Azerbaijão (3), Polónia (2) e República Checa (1).
A grande final realizou-se a 23 de maio no Wiener Stadthalle, assim como as semifinais. Os apresentadores foram Mirjam Weichselbraun, Alice Tumler e Arabella Kiesbauer, na Green Room esteve Conchita Wurst.
Em competição estiveram 27 canções, o desfile foi aberto pela Eslovénia e encerrado pela canção italiana.
A canção Heroes interpretada por Måns Zermelöw foi a vencedora, com 365 votos (vídeo aqui), no segundo lugar classificou-se a canção representante da Rússia, com 303 votos, o tema A Million Voices por Polina Gagarina (vídeo aqui), na 3ª posição, com 292 pontos ficou a canção de Itália, Grande Amore pelos Il Volo (vídeo aqui).
O júri português votou do seguinte modo: Itália (12 pontos), Rússia (10 pontos), Suécia (8 pontos), Israel (7), Noruega (6), Bélgica (5), Roménia (4), Espanha (3), Letónia (2) e Estónia (1 ponto).
O Festival da Eurovisão transitava assim da Áustria para a Suécia, ou seja, de Viena para Estocolmo.