top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2011

A RTP em 2011 voltou a abrir concurso público para a receção de  originais para o Festival da Canção, tendo recebido cerca de 400 temas, o júri de seleção composto por Fernando Martins, Ramón Galarza, Tozé Brito e José Poiares escolheu 24 canções para a semifinal online.
Nesta primeira fase as 24 canções estiveram parcialmente disponíveis online, na medida em que a RTP só desvendou um minuto e meio de cada uma. Durante 7 dias os cibernautas puderam votar na sua canção preferida, esta votação decorreu entre os dias 20 e 27 de Janeiro de 2011.
As canções Amor Cruzado por Miguel Gizzas, Por ti pelos Pirata e Um Sinal pelos Bettershell foram desclassificadas por não cumprirem um dos pontos do regulamento. Assim, ficaram em competição 21 composições, para 12 lugares vagos na grande final.
Os 12 temas mais votados online transitaram para a grande final do Teatro Camões.
Na final a canção vencedora foi escolhida pelo público e pelo júri distrital num regime de 50/50.


A final do Festival da Canção decorreu a 5 de março, no Teatro Camões, em Lisboa, com condução de Sílvia Alberto.
Na primeira parte intervieram Eduardo Nascimento, os Kumpania Algazarra, seguindo-se o desfile das 12 canções finalistas interpretadas por: 7 Saias, Carla Moreno, Nuno Norte, Rui Andrade, Henrique Feist, Wanda Stuart, Tânia Tavares, Inês Bernardo, Filipa Ruas, Homens da Luta, Axel e Ricardo Sousa.
Na segunda parte atuou um grupo de bailarinos ao som de Waterloo e Filipa Azevedo interpretou a canção vencedora do ano anterior, Há dias assim
Na terceira e última parte assistiu-se à votação do júri distrital e à revelação da vontade dos portugueses expressa através do sistema de televoto. Ponderadas ambas as votações a canção A Luta é alegria dos Homens da Luta foi declarada vencedora, com 18 pontos, mais um que o tema São os barcos de Lisboa defendida por Nuno Norte

bottom of page