top of page

INFORMAÇÃO SOBRE A II SELEÇÃO INTERNA PARA O EUROFESTIVAL 2005

Em 2005 a RTP voltou a não realizar o tradicional Festival da Canção. Sem outro tipo de escolha, a estação pública de televisão optou, pela primeira vez, por fazer uma seleção interna através de um convite a um grupo de compositores, para apresentarem uma canção.
Assim nasceu o tema Amar, composto por Ernesto Leite, Alexandre Honrado e José da Ponte. Estes autores escolheram para interpretar a sua canção dois jovens cantores que se tinham destacado em concursos televisivos: Luciana Abreu, revelada através do programa Ídolos (SIC) e Rui Drumond, presente na primeira edição da Operação Triunfo (RTP). O duo designou-se por 2B.
 

A apresentação à imprensa foi feita no dia 15 de Abril, numa festa privada em Silves, no Algarve, no entanto, a canção não foi apresentada na RTP em nenhum programa especial. Os espectadores tomaram conhecimento do tema pela primeira vez nas semanas anteriores à Eurovisão, através do programa Só Visto, que acompanhou um ensaio. Nas duas semanas que antecederam o Festival da Eurovisão foram feitos programas diários, designados por 2B, apresentados por Eládio Clímaco e Tânia Ribas de Oliveira, que acompanharam os artistas e toda a equipa em ensaios e preparativos em Portugal e em Kiev.

 

O tema é uma canção pop, que mistura o português e o inglês. Uma canção diferente, mais ao estilo eurovisivo, que fez com que os fãs ambicionassem um bom resultado, mas tal não aconteceu, já que em 2005 continuávamos pelas semifinais. Para além da equipa da RTP, cantores e compositores, a comitiva portuguesa integrava também Dino Alves, estilista criador da imagem do grupo e Marco de Camillis, coreógrafo responsável pela colocação deste tema em palco. Os dois cantores foram acompanhados por quatro bailarinas em palco: Kelly Maiolle, Suzane Leigh, Eliana Ghione e Loredana Persichetti.

bottom of page