INFORMAÇÃO SOBRE AS GALAS PARA A EUROVISÃO 2004
A fim de selecionar a sua canção para o Festival da Eurovisão, a RTP resolveu atribuir a cada um dos três finalistas da Operação Triunfo 2, uma canção original para os jovens intérpretes as defenderem em duas galas especiais.
A primeira gala, a de apresentação das três canções ao grande público, teve lugar a 18 de janeiro, nos Estúdios da Endemol, onde os concorrentes interpretaram os temas candidatos a representar Portugal na Eurovisão.
Francisco Andrade interpretou Caminhos Singelos, Sofia Vitória defendeu Foi Magia e Gonçalo Medeiros subiu ao palco com Novo e Clássico.
As três canções ficaram desde a noite de 18 janeiro até ao final da noite do dia 25 à votação do público que expressou a sua vontade através de chamadas telefónicas.
Na primeira gala teve lugar um medley sobre as canções do Festival RTP e um outro com canções da Eurovisão com a interpretação de todos os concorrentes. Anabela e Lúcia Moniz foram as convidadas especiais.
Na segunda gala que aconteceu a 25 de janeiro os concorrentes voltaram a interpretar as respetivas canções numa noite recheada de surpresas com os seguintes convidados especiais: Pedro Abrunhosa, António Calvário, Carlos Mendes e Simone de Oliveira.
No final da votação a canção Foi Magia interpretada por Sofia Vitória foi revelada como o tema vencedor adquirindo o direito de representar Portugal na Eurovisão. Os concorrentes Francisco Andrade e Gonçalo Medeiros integraram a delegação portuguesa como elementos de palco.