top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XXXVIII FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2001

O Festival RTP da Canção de 2001 envolveu 50 canções e seis espetáculos.
A estação pública de televisão abriu concurso para a aceitação de originais e apurou 50 canções que distribuiu por cinco semifinais.
Este ano a RTP quis descentralizar o Festival da Canção e organizou as semifinais em Setúbal, Leiria, Faro, Funchal e Ponta Delgada e a grande final em Santa Maria da Feira.
Em cada semifinal um painel de jurados apurou duas canções para a grande final de Santa Maria da Feira. Na página Votação explicamos a mecânica de seleção das canções para a final e os nomes dos elementos do júri, assim como o procedimento de apuramento da canção vencedora.  Tozé Brito foi o presidente do júri nas cinco semifinais e na grande final.
 

A final do Festival da Canção de 2001, teve lugar a 7 de março, no Europarque de Santa Maria da Feira.. Pela primeira vez na história do Festival da Canção a final não foi transmitida em direto, face à queda da Ponte de Entre-os-Rios que vitimou dezenas de portugueses, estando o país em luto para a transmissão do festival, mas não para as transmissões de jogos de futebol...
Por este facto, o júri distrital viu o ensaio geral, da véspera, em cassete vídeo, que a RTP fez chegar a cada júri  que votou por fax.
A votação nunca foi revelada, como aconteceu nos anos anteriores, ou seja, distrito a distrito. Os resultados parciais apareciam em blocos através de gráficos. No final desta votação relâmpago foi consagrada vencedora a canção nº10, Só sei ser feliz assim, da autoria de Marco Quelhas, com interpretação sua e de Tony Jackson, no então duo MTM.
Os seis espetáculos foram apresentados por Cristina Möhler e Sónia Araújo.
O maestro oficial do Festival da Canção 2001 foi Johnny Galvão.


Este festival consistiu numa autêntica homenagem à música portuguesa que para além das canções  e dos intérpretes concorrentes teve as participações de nomes consagrados da música nacional.
Os cantores convidados para os seis espetáculos foram os seguintes:
D'Arrasar e Luís Represas na 1ª semifinal; Os Clã e os Polo Norte na 2ª semifinal; Adelaide Ferreira e os Santos & Pecadores na 3ª semifinal; Rita Guerra & Beto e os Santamaria na 4ª semifinal; Ala dos Namorados e João Portugal na 5ª semifinal; Os Anjos e Luís Represas na grande final.

bottom of page