top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2020

FC2020_Elisa_MartaCarvalho.jpg

O Festival RTP da Canção 2020 continuou nos mesmo moldes dos 2018 e 2019. Os consultores Nuno Galopim e Henrique Amaro convidaram 14 compositores a apresentarem um original para o Festival RTP da Canção.
Os compositores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:

António Avelar de Pinho (Luiz Caracol & Gus Liberdade), Blasted Mechanism (Blasted Mechanism), Dino D'Santiago (Kady), Elisa Rodrigues (Elisa Rodrigues) Filipe Sambado (Filipe Sambado), Hélio Morais (Judas), Jimmy P (Jimmy P), João Cabrita (Ian Mucznik), Marta Carvalho (Elisa), Meera (Meera), Pedro Jóia (Tomás Luzia), Rui Pregal da Cunha (JJaZZ), Throes + The Shine (Throes + The Shine) e Tiago Nacarato (Bárbara Tinoco).

A Antena 1 levou a cabo dois concursos um para compositores sem quaisquer trabalhos editados e outro para todos os compositores que quisessem concorrer mesmo vivendo fora de Portugal: 

 - Assim, o programa Master Class da Antena 1 promoveu um concurso para compositores sem trabalhos gravados, tendo tido apenas uma vaga para preencher.  De todas as propostas recebidas a escolha recaiu em Cláudio Frank que também foi intérprete. O júri deste concurso integrou os seguintes elementos: 
António Manuel Ribeiro (cantor residente do programa), pela apresentadora, Noémia Gonçalves e pelo Diretor da Antena 1, Rui Pêgo

 -  O segundo concurso foi aberto a todos os compositores portugueses ou estrangeiros, a residirem em Portugal,  para participarem no Festival da Canção 2020 e desse concurso foram apurados os Dubio feat +351 que foram também intérpretes. 

Os 16 compositores escolheram os autores das respetivas letras*, assim como os intérpretes. As 16 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 22 e 29 fevereiro. De cada semifinal foram apurados 4 temas para a grande final que teve lugar a 7 de março no Coliseu Comendador Rondão de Almeida, em Elvas. 
* no caso de António Avelar de Pinho foi este letrista que convidou o músico Luiz Caracol para fazer a música para o seu texto.

Os temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). 
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto não aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceria.
No primeiro lugar com 20 pontos classificou-se a canção Medo de Sentir por Elisa (10 pontos do júri e 10 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes:
Gerbera Amarela do Sul  (Filipe Sambado) por Filipe Sambado, Abensonhado  (Jimmy P) por Jimmy P, Mais Real Que o Amor (Tiago Torres da Silva e Pedro Jóia) por Tomás Luzia, Não Voltes Mais (Elisa Rodrigues) por Elisa Rodrigues, Movimento (Throes + The Shine) por Throes + The Shine, Diz Só (Kalaf Epalanga e Dino D'Santiago) por  Kady, Medo de Sentir (Marta Carvalho) por Elisa e Passe-Partout (Tiago Nacarato) por Bárbara Tinoco.

​

Medo de Sentir de Marta Carvalho e interpretada por Elisa foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que iria ter lugar em Roterdão, nos Países Baixos. Contudo, o Festival Eurovisão da Canção 2020 não se efetuou, tendo sido cancelado face à pandemia do Covid-19.

Foto © RTP

bottom of page