top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2018

Depois da retumbante vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 a RTP continuou o projeto iniciado nesse ano e em 2018 os consultores Nuno Galopim e Henrique Amaro convidaram 22 compositores a apresentarem um original para o Festival RTP da Canção de 2018.
Os compositores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:
Aline Frazão (Susana Travassos), Armando Teixeira (Lili), Bruno Cardoso -Xinobi (Sequin), Capicua (Tamin), Diogo Clemente (Peu Madureira), Diogo Piçarra (Diogo Piçarra), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Francisco Rebelo (David Pessoa), Isaura (Cláudia Pascoal), João Afonso (Rita Ruivo), Jorge Palma (Rui David), José Cid (José Cid), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Luís Nunes-Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Miguel Angelo, (Dora Fidalgo), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos) , Paulo Flores (Minnie & Rhayra), Paulo Praça (Maria Amaral) e Tito Paris (Maria Inês Paris).

A Salvador Sobral foi pedido que indicasse um compositor para integrar o lote dos compositores deste Festival da Canção e o nome escolhido pelo vencedor do Festival da Eurovisão em 2017 foi o de Janeiro que interpretou o seu próprio tema.

A Antena 1 levou a cabo dois concursos um para compositores sem quaisquer trabalhos editados e outro para todos os compositores que quisessem concorrer mesmo vivendo fora de Portugal: 
 - Assim, o programa Master Class da Antena 1 promoveu um concurso para compositores sem trabalhos gravados, tendo tido apenas uma vaga para preencher.  De todas as propostas recebidas a escolha recaiu em Daniela Onís que também foi intérprete. O júri deste concurso integrou os seguintes elementos: Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares, Rui Pêgo e Tozé Brito (Presidente do Júri).

- A Antena 1 promoveu um concurso aberto a todos os compositores portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal,  para participarem no Festival da Canção 2018 e desse concurso foram apurados Peter Serrado e Rita Dias, ambos interpretaram as suas canções. O júri de seleção responsável por estas escolhas foi composto pelos seguintes jurados: António Macedo (Presidente do Júri), João Gobern, Miguel Guedes (Blind Zero), Marisa Liz (Amor Electro) e Iolanda Ferreira.

Os 26 compositores escolheram os autores das respetivas letras, assim como os intérpretes. As 26 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 18 e 25 fevereiro. De cada semifinal foram apurados 7 temas para a grande final que teve lugar a 4 de março no Multiusos de Guimarães. 

Os temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). 
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceu.
No primeiro lugar com 22 pontos classificaram-se as canções Para sorrir eu não preciso de nada por Catarina Miranda (12 pontos do júri e 10 do televoto) e O jardim por Cláudia Pascoal (10 do júri e 12 do televoto).
Diogo Piçarra, cuja canção tinha sido apurada para a final, retirou o seu tema de concurso por acusações, na imprensa, de suposto plágio, dando assim entrada à composição de Aline Frazão.
Na grande final as canções a concurso foram as seguintes:
Sem medo  (Jorge Palma) por Rui David, Mensageira (Aline Frazão) por Susana Travassos, Sunset (Peter Serrado) por Peter Serrado, Zero a Zero (Benjamim) por Joana Espadinha, O voo das cegonhas (Armando Teixeira) por Lili, Para sorrir eu não preciso de nada (Júlio Resende) por Catarina Miranda, Anda estragar-me os planos (Francisca Cortesão e Afonso Cabral) por Joana Barra Vaz, Amor Veloz (Francisco Rebelo) por David Pessoa, Patati, Patata (Paulo Flores) por Minnie & Rhayra, (sem título) de e por Janeiro, Bandeira Azul (Tito Paris) por Maria Inês Paris, Pra te dar abrigo (Fernando Tordo e Tiago Torres da Silva) por Anabela, O jardim (Isaura) por Cláudia Pascoal e Só por ela (Diogo Clemente) por Peu Madureira.

​

O jardim de Isaura por Cláudia Pascoal foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em que fomos anfitriões.

bottom of page