top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2022

maro.jpg

O Festival RTP da Canção 2022 continuou nos mesmo moldes dos anteriores. A RTP endereçou convites a 16 compositores e criou quatro vagas para a Livre Submissão de Canções. 
Os 16 compositores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:

AGIR (Milhanas), Aurea (Aurea), Blacci (Blacci), Cubita (Cubita), DJ Marfox (Pongo & Tristany), Fábia Rebordão (Jonas), Fado Bicha (Fado Bicha), FF (FF), Joana Espadinha (Diana Castro), Kumpania Algazarra (Kumpania Algazarra), MARO (MARO), Norton (Norton), Os Azeitonas (Os Azeitonas), PZ (O Vampiro Submarino), SYRO (SYRO) e Valas (Valas & Os Astronautas).


A RTP na Livre Submissão de Canções recebeu mais de 600 propostas. As quatro canções apuradas foram dos seguintes autores:
Pedro Marques (Inês Homem de Melo), Pepperoni Passion (Pepperoni Passion), The Mister Driver (The Mister Driver) e Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia).

Os 16 autores convidados e os quatro apurados através da Livre Submissão de Canções  escolheram os intérpretes e os respetivos compositores ou autores das respetivas letras. As 20 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 5 e 7 de março. De cada semifinal foram apurados 5 temas para a grande final que teve lugar a 12 de março no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa.
Os temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). 
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto não aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceria.
No primeiro lugar com 24 pontos classificou-se a canção Saudade, Saudade por MARO (12 pontos do júri e 12 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes:
Dégrá.dê  (DJ Marfox) por Pongo & Tristany, Ainda Nos Temos  (SYRO, Ariel e Gonzalo Tau) por SYRO, Corpo de Mulher (AGIR) por Milhanas, Fome de Viagem (Galileu Granito e Pedro Marques) por Inês Homem de Melo, Why? (Aurea e Rui Massena) por Aurea, Amanhã (Tiago Nogueira) por Os Quatro e Meia, Como É Bom Esperar Alguém (FF) por FF, Ginger Ale (Joana Espadinha) por Diana Castro, Saudade, Saudade (John Blanda e MARO) por MAROCódigo 30 (Pepperoni Passion) por Pepperoni Passion.

​

Saudade, Saudade de MARO e John Blanda com interpretação de MARO foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que se realizou em Turim, em Itália.
Foto © RTP

bottom of page