top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2021

The Black Mamba.jpg

O Festival RTP da Canção 2021 continuou nos mesmo moldes dos 2018, 2019 e 2020. Os consultores Nuno Galopim e Henrique Amaro convidaram 18 compositores a apresentarem um original para o Festival RTP da Canção.
Os compositores que aceitaram esse desafio foram os seguintes, com os respetivos intérpretes:

Anne Victorino D'Almeida (Nadine), Carolina Deslandes (Carolina Deslandes), Da Chick (Da Chick), Fábia Maia (Fábia Maia), Filipe Melo (Sara Afonso), Hélder Moutinho (Valéria), IAN (IAN), IRMA (IRMA), Joana Alegre (Joana Alegre), João Vieira (Graciela), Karetus (Karetus & Romeu Bairos), NEEV (NEEV), Pedro da Linha (EU.CLIDES), Stereossauro (mema), Tainá (Tainá), Tatanka (The Black Mamba), Virgul (Ariana) e Viviane (Ana Tereza).

Pela Livre Submissão de Canções foram apurados dois temas um da autoria de Miguel Marôco e interpretado pelo próprio e outro assinado e interpretado por Pedro Gonçalves.

Os 18 compositores escolheram os autores das respetivas letras, assim como os intérpretes. As 20 canções foram divididas por duas semifinais que se realizaram no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, respetivamente a 20 e 27 fevereiro. Em cada semifinal foram apurados 5 temas para a grande final que teve lugar a 6 de março também no Estúdio 1 da RTP. 

Os temas apurados para a final foram da responsabilidade de um júri de sala (50%) e do televoto (50%). 
Na grande final a decisão coube ao Júri Regional (50%) e ao Televoto (50%), em caso de empate, o que de facto não aconteceu, a decisão dos espetadores prevaleceria.
No primeiro lugar com 20 pontos classificou-se a canção Love Is On My Side pelo grupo The Black Mamba (10 pontos do júri e 10 do televoto).

Na grande final as canções a concurso foram as seguintes:
Saudade  (Karetus & Romeu Bairos) por Karetus & Romeu Bairos, Joana do Mar  (Joana Alegre) por Joana Alegre, Dia Lindo (Fábia Maia) por Fábia Maia, Senhora Dona do Fado (Hélder Moutinho) por Valéria, Por Um Triz (Carolina Deslandes) por Carolina Deslandes, Dancing In The Stars (NEEV) por  NEEV, Não Vou Ficar (Pedro Gonçalves) por Pedro Gonçalves, Contramão (Filipe Melo e Teresa Sequeira) por Sara AfonsoVolte-Face (Pedro da Linha e TOTA) por EU-CLIDES e Love Is On My Side (Tatanka) por The Black Mamba.

​

Love Is On My Side de Tatanka e interpretada pelo grupo The Black Mamba foi a canção apurada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que teve lugar em Roterdão, nos Países Baixos. Esta foi a primeira canção completamente interpretada em inglês a representar Portugal na Eurovisão.

Foto © RTP Montagem © Festivais da Canção

bottom of page