top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2017

Após um ano de reflexão (2016) a RTP volta a organizar o Festival da Canção como forma de selecionar a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção.
Neste sentido, a estação pública de televisão convidou 16 compositores com créditos firmados na atual música portuguesa e provenientes das mais variadas áreas musicais.
Este ano a RTP deixou cair a obrigatoriedade de cantar em português. Porém, dos 16 compositores convidados, apenas três optaram pelo idioma inglês, os restantes 13 preferiram apresentar as suas canções em português.
Cada compositor foi responsável pela escolha do autor da letra e também do respetivo intérprete.

As 16 canções a concurso foram divididas por duas semifinais que decorreram, no Estúdio 1 da RTP, nos dias 19 e 26 de fevereiro. De cada semifinal foram apurados quatro temas para a grande final, cabendo a escolha aos telespetadores que se manifestaram através do sistema de televoto (50%) e  ao júri de sala (50%).

A grande final teve lugar no dia 5 de março, no Coliseu dos Recreios de Lisboa.
Os temas finalistas foram os seguintes (seguindo a ordem do desfile): Gente Bestial por Jorge Benvinda (compositor Nuno Figueiredo), Don't Walk Away por Pedro Gonçalves (João Pedro Coimbra), Nunca Me Fui Embora por Lena D'Água (Pedro da Silva Martins), Amar Pelos Dois por Salvador Sobral (Luísa Sobral), Poema A Dois por Fernando Daniel (Nuno Feist e Nuno Marques da Silva), Primavera por Celina da Piedade (Celina da Piedade e Alex Gaspar), O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos por Deolinda Kinzimba (Rita Redshoes e Senhor Vulcão) e Nova Glória pelos Viva la Diva (Nuno Gonçalves).

A escolha da canção que nos viria a representar no Festival da Eurovisão foi da responsabilidade do Júri Regional (50%) e do Televoto (50%).

A canção vencedora, Amar Pelos Dois, recolheu 22 pontos, 12 do Júri Regional e 10 do Televoto.
Após este dia (5 de março de 2017), a canção portuguesa viria a alcançar uma mega projeção, tornando-se viral e a subir vertiginosamente até ao primeiro lugar nas bolsas de apostas, culminando com a histórica e esmagadora vitória no Festival da Eurovisão, onde alcançou 758 pontos, tendo vencido na votação do júri e do televoto.

bottom of page