top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2012

O Festival RTP da Canção 2012 teve lugar a 10 de Março, no Estúdio 1 da RTP, como forma de minimizar os custos do certame. A apresentação do espetáculo esteve a cargo de Sílvia Alberto e de Pedro Granger.
 

A RTP decidiu, neste ano, reformular o modo de seleção, abrindo um concurso público para cantores, com dois castings: um em Lisboa e outro em Vila Nova de Gaia. Todos os cantores profissionais com trabalhos editados, que desejassem concorrer apenas teriam de enviar para a RTP uma ou duas canções e indicar que desejavam concorrer. Assim um júri composto por José Poiares, Fernando Martins e Ramon Galarza escolheu os 12 cantores, sendo que Ricardo Soler, Carlos Costa e Rui Andrade, faziam parte do grupo dos cantores profissionais.

À semelhança de outros anos, a RTP decidiu convidar 12 compositores para comporem um tema para o Festival, sendo que os intérpretes para esses temas foram atribuídos por sorteio. Os 12 compositores convidados foram: Nuno Feist, Jorge Cruz, Tozé Brito, Tozé Santos, Tiago Pais Dias, Miguel Gameiro, Johnny Galvão, Ménito Ramos, João Só, Armando Teixeira, Miguel Majer e Jorge Fernando. Tanto Jorge Cruz como Jorge Fernando declinaram posteriormente os convites, sendo substituídos por Pedro Marques e Andrej Babić.


O espetáculo deste ano foi dividido em três partes, onde o tema principal era o Fado, recém-intitulado como Património Imaterial da Humanidade. Assim para além dos entre acts, também os 12 temas concorrentes tinham indicações da RTP para terem “um cheirinho” a fado.

A primeira parte abriu com uma homenagem a Pedro Osório, falecido no ano anterior e que muito deu ao Festival RTP da Canção. Ainda na primeira parte houve uma homenagem aos grandes compositores e Yolanda Soares interpretou um tema do seu disco Metamorphosis.
Na segunda parte o grupo Voicemail fez um medley de temas vencedores do Festival RTP e Ana Laíns interpretou um dos seus fados.

 

Assimn, por ordem de desfile, foram estes os concorrentes: Ricardo Soler, Pedro Macedo, Tó Martins, Gerson Santos, Joana Leite, Pamela Salvado, os Cúmplices (formado por Pedro Portas e Susana Gonçalves), Arménio Pimenta, Carlos Costa, Vânia Osório, Rui Andrade e Filipa Sousa. Todos os cantores tiveram em palco bailarinos e elementos cénicos escolhidos pela própria RTP, face a cada uma das canções a concurso.
 

A escolha da canção vencedora foi feita através do júri distrital, reunido nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental e nas ilhas, com um peso de 50% e também através de televoto, com outros 50%.

A canção vencedora foi Vida Minha, interpretada por Filipa Sousa, com letra de Carlos Coelho e música do croata Andrej Babić que fez um tema étnico onde o Fado era trazido pela voz magnífica da sua intérprete. Este tema sagrou-se vencedor num consenso entre o júri distrital e o televoto, alcançando 12 pontos em cada uma das ponderações.

bottom of page