top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2010

Em 2010 a RTP recebeu mais de 420 originais, o júri de selecção composto por Fernando Martins, Ramón Galarza, Tózé Brito e José Poiares escolheu 30 canções para a semifinal online.

Nesta primeira fase as 30 canções estiveram parcialmente disponíveis online, na medida em que a RTP só desvendou 1'.30''de cada uma. Durante 7 dias os cibernautas puderam votar na sua canção preferida, esta votação decorreu entre os dias 21 e 27 de janeiro de 2010.
 A canção A luta assim não dá, interpretada pelos Homens da Luta foi desclassificada, ao segundo dia de votação,  por não cumprir um dos pontos do regulamento. Assim, ficaram em competição 29 composições, para 24 lugares vagos nas semifinais.
 Os 24 temas mais votados online foram divididos aleatoriamente por duas semifinais, em cada semifinal os 6 mais votados pelo público, através de chamadas telefónicas, transitaram para a grande final.

Na final o tema vencedor foi escolhido pelo público e pelo júri distrital numa proporção de 50/50.

Os espetáculos das duas semifinais e da grande final foram conduzidos por Sílvia Alberto, em direto da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
 

Na Primeira Semifinal que decorreu a 2 de março, os artistas convidados foram Batoto Yeto, 12 Macacos e Jukebox Project que atuaram na 2ª parte, depois do desfile das 12 canções e antes do anúncio do resultado do televoto.

 

Na Segunda Semifinal, a 4 de março, Simone de Oliveira foi a cantora convidada e homenageada na 1ª parte. Na segunda parte desta semifinal assistiu-se a  uma homenagem a Rosa Lobato Faria pela vozes de Teresa Radamanto, Rui Drumond e de Raquel Ferreira, ainda na 2ª parte atuaram os St. Dominic’s Gospel Choir e José Cid.
Nesta semifinal aconteceu um Flash Mob organizado por Henrique Feist e levado a efeito pelos fãs dos festivais que assistiam ao evento.
 

 

Na grande final, dia 6 de março, os The Voca People abrem a 1ªparte, na 2ª parte assiste-se a uma homenagem a Ary dos Santos com temas interpretados por Fernando Tordo e na 3ª parte antes da revelação do resultado do televoto teve lugar a atuação dos Flor-de-Lis, precisamente os vencedores do ano anterior.

Os cantores que disputaram na grande final o tão desejado passaporte para a Eurovisão foram por ordem de atuação os seguintes: Filipa Galvão Telles, Trocopasso, Jorge Guerreiro, Ricardo Martins, The Agency, Seis Pó Meia Dúzia, Nuno Pinto, Catarina Pereira, Filipa Azevedo, Gonçalo Tavares, Vanessa Silva e Rui Nova.

 

Na grande final o júri distrital deu a vitória ao tema Há dias assim defendido por Filipa Azevedo e os telespetadores, através do sistema de televoto, pronunciaram-se a favor de Canta por mim na interpretação de Catarina Pereira. Na ponderação entre estes dois sistemas de votação sagrou-se vencedora a canção de Augusto Madureira, Há dias assim, na voz de Filipa Azevedo.

bottom of page