top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 2008

O Festival  RTP da Canção de 2008 teve lugar a 9 de março, no Teatro Camões, em Lisboa. A condução de toda a emissão esteve a cargo de Sílvia Alberto.
A RTP decidiu convidar os seguintes 10 produtores a apresentarem uma canção cada um para o festival. Os produtores que aceitaram o desafio foram os seguintes, por ordem de desfile das suas canções: Elvis Veiguinha, Carluz Belo, Fernando Martins, Miguel Majer, Carlos Coelho, Nuno Feist, Renato Júnior, Jan van Dijck, Ménito Ramos e Gimba. Os cantores que subiram ao palco para disputar o lugar no Festival Eurovisão da Canção foram respetivamente: Marco Rodrigues, Carluz Belo, Big Hit (Carlos Coincas, Gonçalo Medeiros, Luís Pacheco e Pedro Mimoso), Lisboa Não Sejas Francesa (Com Joana Melo como vocalista), Vânia Fernandes, Vanessa Silva, Ricardo Soler, Alex Smith, Tucha e os Blá, Blá, Blá (Francisco Andrade, Joana Almeida e Joana Dobrões),

 

Na primeira parte atuaram os Be-Dom, o Grupo de Dança Hip Hop BCM  e assistiu-se ao desfile das 10 canções a concurso, enquanto a segunda parte foi ocupada por um medley de êxitos eurovisivos, interpretado pelos próprios concorrentes sob a direção de Henrique Feist.
O método de seleção da canção vencedora coube exclusivamente ao televoto, sem qualquer restrição de número de chamadas por número de telefone.

Na terceira parte foram revelados os três primeiros lugares e foi proclamada a canção vencedora.

Senhora do Mar (Negras Águas), com letra de Carlos Coelho, música de Andrej Babic e interpretação de Vânia Fernandes venceu este festival com 17650 votos,, correspondente a 35% dos votos expressos, na 2ª posição ficou o tema Obrigatório Ter, com 6928 votos (14%), uma canção de Pedro Malaquias (letra), e de Jan van Dijck (música), a interpretação foi de Alex Smith e na 3ª posição ficou a canção Em Água e Sal, com 5944 votos (12%) que teve letra de Inês Pedrosa, música de Tiago Machado e interpretação de Marco Rodrigues.

bottom of page