top of page

INFORMAÇÃO SOBRE AS GALAS PARA A EUROVISÃO EM 2003

Em 2003 a RTP resolveu retomar as suas participações no Festival Eurovisão  da Canção, após ter recusado participar em 2002, ano em que nem sequer realizou o habitual Festival da Canção.


A fim de encontrar a sua representação para o Festival da Eurovisão, a estação pública de televisão resolveu convidar Rita Guerra para representar Portugal, abrindo concurso público, com a finalidade de selecionar três originais.
A apresentação das três canções, por Rita Guerra, teve lugar na gala da Operação Triunfo 1, transmitida em direto no dia 23 de fevereiro de 2003.
A partir desta divulgação pública das canções a concurso, as mesmas ficaram à votação dos portugueses durante uma semana. Os telespetadores manifestaram a sua opinião através de chamadas telefónicas e também  de mensagens SMS.

Durante a gala da Operação Triunfo de dia 2 de março foi encerrada a votação e anunciado o nome da canção que Rita Guerra levaria à Eurovisão.

Nesta segunda gala para a Eurovisão Catarina Furtado e Rita Guerra revelaram o resultado da votação dos portugueses e a decisão final:
Em 1º lugar ficou a canção Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez) da autoria de Paulo Martins, com 75% dos votos.
Na 2ª posição classificou-se a canção da autoria de Ménito Ramos, Prazer no Pecado, com 15% da votação.

No 3º  e último lugar, com 10% dos votos posicionou-se a canção Estes Dias Sem Fim, uma tema com letra de Laura Santos & Raquel Marques e música de Rui Miguel Soares Correia.

bottom of page